Título: Conhecer, refletir e construir: o Ensino de História afro-brasileira em três escolas públicas de Fundamental II da Cidade de Cachoeira
Aluna: Edvalda Lima dos Santos
Ano da Defesa: 2015
Orientador: Leandro Antonio de Almeida
RESUMO: O presente estudo buscou conhecer e refletir, a partir da observação dos professores que lecionam a disciplina de história no ensino fundamental, como labutar com a lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas públicas e privadas do território nacional. Embora em março de 2008, sob sanção do então presidente Luís Inácio Lula da Silva, a 10.639/03 tenha sido substituída pela lei 11.465/08, que incluiu a obrigatoriedade do estudo da história dos povos indígenas brasileiro, esta pesquisa tem por intenção demonstrar, com maior especificidade, como está a implementação da lei no espaço escolar apenas no que diz respeito ao ensino da história e cultura dos afrodescendentes. Através de pesquisas bibliográficas e coleta de dados, por meio de entrevistas semiestruturadas, com educadores que lecionam a disciplina de história para fundamental II, buscou-se investigar as dificuldades e estratégias encontradas para efetivação da lei no quotidiano de três escolas municipais da cidade da Cachoeira-BA.
Palavras-chave: Afrodescendentes. Relações raciais na escola. Ensino de História.
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