Mestrados Profissionais em História
Como citar:
ALMEIDA, Leandro Antonio de. Mestrados Profissionais em História. Roda de Histórias, UFRB, 2022. Disponível em: https://www.rodahistorias.pro.br/mestrado-profissional-historia.
Última atualização em 10 de março de 2022
Links para acesso a instituições e eventos relacionados à Pós-Graduação Profissional
Instituições ligadas à História e ao Mestrado Profissional
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Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
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FOPROF - Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais - fora do ar.
Programas Profissionais da Área de História
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Fundação Getúlio Vargas (FGV) - História, Políticas e Bens Culturais. Mestrado Profissional, Doutorado Profissional, Produtos Finais.
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Universidade Caxias do Sul (UCS) - Ensino de História: Fontes e Linguagens. Mestrado e Doutorado Profissional, Dissertações.
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Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) - História, Cultura e Memórias Municipais. Mestrado Profissional.
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Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Estudos Culturais, Memoria e Patrimônio. Mestrado Profissional.
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Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - História, Ensino e Narrativas. Mestrado e Doutorado Profissional. Dissertações.
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Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) - História Iberica. Mestrado Profissional. Dissertações.
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Universidade Federal de Goiás (UFG) Catalão - História, Cultura e Formação de Professores. Mestrado Profissional, Dissertações.
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Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Mestrado Profissional, Dissertações/Trabalhos Finais de Curso.
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Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem. Mestrado Profissional, Dissertações (site antigo), Dissertações (site novo).
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Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Sede ProfHistória (rede). Mestrado Profissional, Dissertações.
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Universidade Federal do Tocantins (UFT) - História e Cultura das Populações Amazônicas. Mestrado Profissional.
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Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Mestrado Profissional, Dissertações.
Encontros Nacionais de Mestrados Profissionais em História
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I Encontro - Unifal (Alfenas) - 2014. Notícia.
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II Encontro - UFG-Catalão - 2015. Notícia externa.
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III Encontro - FGV (Rio de Janeiro) - 2016. Notícia.
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IV Encontro - UEMA (São Luís) - 2017. Notícia.
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VI Encontro - FURG (Rio Grande) - 2020. Site do evento.
Lista de alguns produtos para trabalhos finais da área de Educação e Ensino de História:
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Livros, manuais ou coleções didáticas. Propõem estruturar o processo educativo em uma determinada área, disciplina, módulo, a partir da sistematização de conteúdos conceituais, temáticos, procedimentais e valorativos.
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Livros paradidáticos. Trazem um tema para aprendizado escolar. Podem ou não ser acompanhados de material de auxílio docente. Subdividem-se em alguns subgêneros:
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Livro temático informativo para o Ensino fundamental e médio. Contém proposta de aprendizado a partir da apresentação sistematizada de informações, temas, conceitos e procedimentos.
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Livro com narrativa ficcional para o Ensino fundamental e médio. A proposta de aprendizagem de temas, conceitos e informações é construída a partir de uma história com personagens fictícios. Podem ser apresentados em forma de narrativa em prosa ou proposta de dramatização (peças de teatro).
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Livro infantil. Semelhante ao anterior, mas voltado para o público infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental I. Nele as ilustrações desempenham papel central, bem como o material para o professor (a).
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Cadernos de Educação Patrimonial e/ou de Estudo do Meio. Contém informações e atividades acerca de marcos patrimoniais históricos, naturais e imateriais de uma determinada localidade.
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Jogos. Apresentam temas, conceitos e informações a partir de dinâmicas lúdicas. Podem ou não ser acompanhados de material de auxílio docente. Subgêneros:
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Livro de Roleplaying Game (RPG). Apresenta proposta de jogos narrativos com base em um tema de história.
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Jogo de Tabuleiro. Criação de dinâmica lúdica baseada em um tabuleiro, através dos quais são desenvolvidos a aprendizagem.
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Jogos de Cartas. A dinâmica lúdica é baseada em cartas, que interagem segundo regras e atributos específicos.
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Jogos Digitais. Jogos educativos desenvolvidos para rodar em computadores, videogames e celulares.
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Audiovisuais e Digitais
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Vídeos didáticos. Proposta de narrativa informativa em vídeo sobre temas com proposta educativa.
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Sites educacionais. Páginas, blogs ou redes sociais na internet voltados a um tema específico.
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Aplicativos. Programas com proposta informativa e/ou didática para serem rodados em celulares, tablets, desktops e outros equipamentos computadorizados;
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Banco de dados. Sistematização de informações acerca de temas relevantes, ligados à História e à Educação;
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Acervos digitalizados. Disponibilização em meio digital ou na internet de fontes, organizadas segundo recorte temático, temporal e espacial.
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Propostas de intervenção - Exposição
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Projeto de Intervenção Pedagógica. Resultado de oficinas, cursos e outras intervenções em espaços educativos, voltados para alunos e/ou docentes.
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Metodologia de Ensino. Proposta educativa desenvolvida em espaços escolares, dentro ou fora da sala de aula.
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Publicações Diversas
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Cartilhas. Publicações informativas para um público amplo sobre um tema específico, trazendo dados e orientações de apoio.
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Catálogos. Apresentação sistematizada de obras artísticas com um recorte temático, espacial, temporal ou biográfico.
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Relatório Técnico Educacional. Busca analisar aspectos da realidade educacional de uma ou mais instituições de Ensino.
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Livro voltado para docente. Aprofunda um tema para professores (as) da educação básica, visando sua formação continuada.
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