Mestrados Profissionais em História

Como citar:

ALMEIDA, Leandro Antonio de. Mestrados Profissionais em História. Roda de Histórias, UFRB, 2021. Disponível em: https://www.rodahistorias.pro.br/mestrado-profissional-historia.

Última atualização em 21 de junho de 2021

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Instituições ligadas à História e ao Mestrado Profissional

Programas Profissionais da Área de História

​Encontros Nacionais de Mestrados Profissionais em História

Lista de alguns produtos para trabalhos finais da área de Educação e Ensino de História:

  • Livros, manuais ou coleções didáticas. Propõem estruturar o processo educativo em uma determinada área, disciplina, módulo, a partir da sistematização de conteúdos conceituais, temáticos, procedimentais e valorativos.

  •  Livros paradidáticos.  Trazem um tema para aprendizado escolar. Podem ou não ser acompanhados de material de auxílio docente. Subdividem-se em alguns subgêneros:

    • Livro temático informativo para o Ensino fundamental e médio. Contém proposta de aprendizado a partir da apresentação sistematizada de informações, temas, conceitos e procedimentos.

    • Livro com narrativa ficcional para o Ensino fundamental e médio. A proposta de aprendizagem de temas, conceitos e informações é construída a partir de uma história com personagens fictícios. Podem ser apresentados em forma de narrativa em prosa ou proposta de dramatização (peças de teatro).

    • Livro infantil. Semelhante ao anterior, mas voltado para o público infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental I. Nele as ilustrações desempenham papel central, bem como o material para o professor (a).

    • Cadernos de Educação Patrimonial e/ou de Estudo do Meio. Contém informações e atividades acerca de marcos patrimoniais históricos, naturais e imateriais de uma determinada localidade.

  • Jogos. Apresentam temas, conceitos e informações a partir de dinâmicas lúdicas. Podem ou não ser acompanhados de material de auxílio docente. Subgêneros:

    • Livro de Roleplaying Game (RPG). Apresenta proposta de jogos narrativos com base em um tema de história.

    • Jogo de Tabuleiro. Criação de dinâmica lúdica baseada em um tabuleiro, através dos quais são desenvolvidos a aprendizagem.

    • Jogos de Cartas. A dinâmica lúdica é baseada em cartas, que interagem segundo regras e atributos específicos.

    • Jogos Digitais. Jogos educativos desenvolvidos para rodar em computadores, videogames e celulares.

  • Audiovisuais e Digitais

    • Vídeos didáticos. Proposta de narrativa informativa em vídeo sobre temas com proposta educativa.

    • Sites educacionais. Páginas, blogs ou redes sociais na internet voltados a um tema específico.

    • Aplicativos. Programas com proposta informativa e/ou didática para serem rodados em celulares, tablets, desktops e outros equipamentos computadorizados;

    • Banco de dados. Sistematização de informações acerca de temas relevantes, ligados à História e à Educação;

    • Acervos digitalizados. Disponibilização em meio digital ou na internet de fontes, organizadas segundo recorte temático, temporal e espacial.

  • Propostas de intervenção - Exposição

    • Projeto de Intervenção Pedagógica. Resultado de oficinas, cursos e outras intervenções em espaços educativos, voltados para alunos e/ou docentes.

    • Metodologia de Ensino. Proposta educativa desenvolvida em espaços escolares, dentro ou fora da sala de aula.

  • Publicações Diversas

    • Cartilhas. Publicações informativas para um público amplo sobre um tema específico, trazendo dados e orientações de apoio.

    • Catálogos. Apresentação sistematizada de obras artísticas com um recorte temático, espacial, temporal ou biográfico.

    • Relatório Técnico Educacional. Busca analisar aspectos da realidade educacional de uma ou mais instituições de Ensino.

    • Livro voltado para docente. Aprofunda um tema para professores (as) da educação básica, visando sua formação continuada.