top of page

Projetos e Programas de Extensão

Em andamento

armazendannemann.jpg

As charuteiras e fumageiras do Recôncavo: materiais didáticos e ações para o ensino de História Local e Regional - 2023-2024

O projeto de extensão tem por objetivo propiciar um ensino de história crítico referenciado na História Regional, a partir do tema do fumo, especificamente da experiência das fumageiras e charuteiras. As mulheres negras e pobres constituiram a mão-de-obra principal das grandes fábricas de charutos voltadas à exportação, de capital nacional e estrangeiro como Suerdieck, Dannemann, Costa e Pena, Leite e Alves, instaladas no Recôncavo a partir de fins do século XIX. O ciclo de produção do charuto e fardos de fumo contavam com uma complexa cadeia produtiva, na qual estavam envolvidos inúmeros agentes, por um longo período de tempo. É importante sistematizar e didatizar a complexidade de tal circuito importante para o Recôncavo não apenas em termos econômicos, mas social e culturalmente. O trabalho nas fábricas era prestigioso por garantir alguma estabilidade de posto de trabalho, empregando famílias e mulheres de várias gerações. Mas era permeado por conflitos de classe, gênero e raça na exploração da mão-de-obra, e também por resistências veladas e abertas por parte das charuteiras e demais trabalhadores do ramo do fumo. Ações e resistências que ainda estão presentes nas memórias das charuteiras e seus descendentes. Em termos culturais, importantes iniciativas que ainda hoje marcam a cultura do Recôncavo foram constituídas por trabalhadores ligados ao fumo. Apesar de grande bibliografia sobre o tema, notamos uma carência de materiais voltados ao professor, trabalho de formação docente e ações nas escolas junto aos estudantes da educação básica, alguns dos quais desconhecem o papel constituinte que o trabalho fumageiro e charuteiro teve na região. Já experimentados durante o PIBID em 2020-2022, esses serão os eixos de atuação nesse projeto..

Registro Proext - PJ010-2023

Bolsa Pibex - 2023 e 2024, Bolsa PIBIC-Fapesb - 2023-2024, Bolsa PIBIC-CNPq - 2023-2024,

Bolsa PIBIC Ensino Médio CNPq 2023-2024.

Finalizados

pibidHist2020.png

PIBID Subprojeto História - 2023-2024

Programa de Iniciação à Docência, subprojeto História. O objetivo do programa é propiciar vivência escolar de estudantes do curso de Licenciatura em História da UFRB, através de acompanhamento de docentes e realização de projetos junto a estudantes da educação básica. Atua em três escolas públicas no município de Cachoeira. Conta com 1 coordenador do subprojeto, 3 supervisores, 24 bolsistas e 1 voluntária. Prosseguimos com o tema do Fumo, das charuteiras e fumageiras no Recôncavo da Bahia.

Bolsa PIBID-Capes.

pibidHist2020.png

PIBID Subprojeto História - 2020-2022

Programa de Iniciação à Docência, subprojeto História. O objetivo do programa é propiciar vivência escolar de estudantes do curso de Licenciatura em História da UFRB, através de acompanhamento de docentes e realização de projetos junto a estudantes da educação básica. Atua em três escolas públicas nos municípios de Cachoeira e Maragogipe. Contou com 1 coordenador do subprojeto, 3 supervisores, 24 bolsistas e 1 voluntária. Financiado pela Capes. O eixo temático foi o fumo, as fumageiras e charuteiras no Recôncavo da Bahia.

pibid2014logo.jpg

PIBID Subprojeto História - 2015-2017

Programa de Iniciação à Docência, subprojeto História. O objetivo do programa é propiciar vivência escolar de estudantes do curso de Licenciatura em História da UFRB, através de acompanhamento de docentes e realização de projetos junto a estudantes da educação básica. Atuou em duas escolas públicas no municípios de Cachoeira. Contou com 2 coordenadores do subprojeto, 3 supervisores, 18 bolsistas. Financiado pela Capes.

logo-lehrb-alta.png

Laboratório de Ensino de História do Recôncavo da Bahia - 2010-2017

Como programa de extensão, o Laboratório constitui-se num espaço de integração entre as atividades docentes e discentes na graduação, auxiliando a produção e difusão de pesquisas e atividades extensionistas. Além disso, articula-se com os atores da rede escolar do Recôncavo e com a comunidade em geral, visando a melhoria do ensino básico na região. Proposto e mantido pelo colegiado do curso de Licenciatura em História, está vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB. Registro Proext: 11.802/2013. Ligado ao curso de História da UFRB, com bolsas financiadas pela PROPAAE/UFRB e pelo Programa Proext/UFRB. Os projetos, materiais e ações ligados ao programa podem ser visualizados no site.

Logo2016-cineclube.jpg

Cineclube Lehrb - 2016-2017

Consistiu no trabalho da relação entre cinema e história a partir da exibição de filmes de temática  histórica e sua análise, empreendido por alunas de graduação bolsistas de permanência (PROPAAE) em duas escolas públicas de Ensino Médio do Recôncavo, Luís Eduardo Magalhães (Saubara) e João Batista Pereira Fraga (Muritiba). Ocorreu entre 4 de fevereiro de 2016 a 31 de março de 2017.

Logo2016-roteiro2julho

Roteiros e vivências do 2 de julho - 2016

Consistiu em atividades referentes ao 2 de Julho e a Independência do Brasil na Bahia, numa parceria entre o Colégio Estadual Landulfo Alves, em Cruz das Almas, representado pela professora Rita Maia, o Laboratório de Ensino da UFRB, e mestrandos ´do curso de História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UFRB. Em Cachoeira, ocorreram duas ações com 65 alunos, uma visita aos lugares de memória do 2 de Julho na cidade e uma partida de RPG realizada no CAHL-UFRB. No colégio, foi realizada uma plenária sobre o tema no auditório da cidade, da qual participaram 500 alunos da escola, professores e mestrandos da UFRB.

blog-ceag2013

Blog de escolas públicas do Recôncavo - 2013

Elaboração de blogs institucionais de escolas públicas do Recôncavo a partir da coleta de dados realizada na disciplina Estagio Supervisionado I. Os blogs criados contém dados institucionais nas escolas, nas seguintes categorias: localização, histórico da escola, infraestrutura, comunidade escolar, projetos, contato e créditos. Visa ser um portal de referência para que a comunidade escolar e outros interessados possam conhecer o estabelecimento.

Blogs criados nas seguintes escolas: Landulfo Alves (Cruz das Almas), Montezuma (Cachoeira), Otávio Pereira (Cachoeira), Yeda Barradas (Conceição de Feira), Angelita Gesteira (Gov. Mangabeira), Balão Mágico (S. Felix), Polivalente (Muritiba).

bottom of page