Cursos

Minicursos e oficinas

Caminhos para produção de materiais didáticos de História

ANPUH

Carga Horária: 8 horas

Ementa:  Papel do material didático no ensino de História no século XXI. Materiais didáticos: definições, dimensões e tipologias. Avaliação de materiais didáticos de história. Experiências de produção de materiais didáticos.

Justificativa: O objetivo deste curso é familiarizar os interessados com a produção de materiais didáticos de História. Tais materiais tem sido importantes ferramentas pedagógicas no processo de aprendizado histórico, tradicionalmente utilizadas pelos professores em salas de aula e, no século XXI, emergiram como importante objeto de pesquisas aplicadas na área História, seja nos estágios, iniciação científica, PIBID, trabalhos de conclusão de graduação e, sobretudo, mestrados profissionais. Em nossa prática docente e nas pesquisas é frequentemente apontada a ausência de conteúdos que atendam as necessidades dos professores no âmbito local e regional, já que os materiais que chegam às escolas e outros espaços educativos são elaborados visando amplos sujeitos por empresas segundo uma lógica mercantil, nos grandes centros do país. Na contramão desse processo, o domínio da construção dos materiais didáticos pode se constituir como elemento de empoderamento de professores, graduandos e interessados, já que permitem definição e elaboração a partir de anseios, temas, práticas e metodologias emergentes dos contextos locais e regionais.

elaboração da dimensão prática do projeto de pesquisa em Mestrados Profissionais de história

Mestrados Profissionais

Carga Horária: 4 horas

Ementa:  Ensino de História: da formação das identidades à construção do conhecimento. A pesquisa em materiais didáticos e linguagens no ensino de história. Papel da pesquisa na História escolar e na formação do professor. O livro didático de história. Uso de documentos na aula de história. Materiais didáticos de história: análise e produção.

Disciplinas de Graduação

Ensino de História

Ementa: Relações entre as inovações vivenciadas pela historiografia mundial e brasileira com a história escrita e divulgada nos Ensinos Fundamental e Médio. Articulação da produção do conhecimento histórico e de sua transposição para o ensino da disciplina. Análise dos conteúdos e temáticas presentes nos currículos escolares de História e dos conteúdos presentes em livros didáticos

Estágio Supervisionado em História III

Ementa: Execução de ação pedagógica no ensino fundamental, incluindo-se aí, obrigatoriamente, atividades de regência de classe, culminando com a socialização das experiências vividas nos diversos contextos sócio-educacionais experimentados pelos alunos.

Estágio Supervisionado em História IV

Ementa: Execução de ação pedagógica no ensino médio, incluindo-se aí, obrigatoriamente, atividades de regência de classe, culminando com a socialização das experiências vividas nos diversos contextos sócio-educacionais experimentados pelos alunos.

Disciplinas de Mestrado

Metodologia da Pesquisa e da Produção de Materiais Didáticos

Ementa:  Pesquisa aplicada em História. Mestrados e Doutorados Profissionais como modalidades de pós-graduação strictu sensu. Projetos de Pesquisa acadêmicos e profissionais. Materiais Didáticos de História: conceitos e dimensões. Experiências de produção de materiais didáticos de História.