top of page

Orientações em andamento

Graduação

TainaFoto.jpg

Tainá Lisboa Conceição

Tema do TCC: Memes, novas abordagens no Ensino de História

Resumo: Na contemporaneidade, o “mundo virtual ”se tornou presente, a partir disso novas formas de comunicação ganham espaço, e as redes sociais estão presentes no cotidiano principalmente dos jovens dessa nova geração. Com ele surge um novo fenômeno, os memes. Os memes estão no dia a dia do professor e de todos aqueles que acessam as redes sociais, principalmente os alunos “nativos digitais”, a geração que já nasceu com a internet, e passam o tempo todo cada vez mais conectados. Cada vez mais populares compartilhados e comentados, essa nova forma traz novas possibilidades para uma metodologia em sala de aula, colocando o aluno como aliado e protagonista Os memes vão além de conteúdo humorístico. Há memes com conteúdos críticos reflexivos, capazes de explicar em simples imagem o que levaria horas de aula. Este trabalho não visa substituir as aulas conteudistas de história por memes e sim trazer os mesmos como suporte para melhor compreensão dos conteúdos expostos. O objetivo desta pesquisa é analisar como os memes  em redes sociais, sites, entre outros, abordam a temática, já que alguns perfis são voltados apenas para memes com conteúdos sobre fatos históricos, e como eles podem ser suportes didáticos  para o ensino de história

Palavras-Chave: Memes ,Ensino de História, Internet, Sala de Aula.

Julia foto.jpg

Júlia Pavan

Tema do TCC: A livraria e tipografia de Carlos Poggetti: A primeira fase da livraria Catilina (1838-1877)

Resumo:

O presente trabalho busca investigar a primeira fase da Livraria e Tipografia de Carlos de Poggetti, tipógrafo, impressor e editor livreiro fundada em 1835. A livraria atuou por mais um século, com fases, proprietários e locais distintos. Neste trabalho, pretendemos através dos catálogos da livraria anteriores à 1877, ano em que foi vendida para seu segundo dono, Francisco Xavier Catilina, traçar um perfil dos livros que eram impressos, editados, encadernados e vendidos em sua loja e oficina tipográfica, bem como dos profissionais que atuavam para manter funcionando uma livraria em uma sociedade onde o letramento era reduzido. Pensando em questões referentes à história do livro e da imprensa baiana no século XIX se constrói uma análise acerca da materialidade dos livros em si e do papel social e cultural dos agentes que gravitavam em torno do universo da Livraria.

​Palavras-chave: livraria Catilina, história do livro e da leitura, tipografia, Carlos Pongetti.

2021-Rodrigo - foto.jpg

Rodrigo de Oliveira da Silva

Tema do TCC: A experiência coletiva vivida na Fazenda Campo Limpo, século XX

Resumo: A escolha do tema deu-se por meio de uma conversa informal com minha tia bisavó, Dona Maria Barbosa de Araújo. Ela contou histórias sobre o tempo em que trabalhou em uma função denominada por ela de rendeira, junto a sua irmã Dona Judite e outras mulheres na Fazenda Campo Limpo, situada no município de Cruz das Almas - BA, do proprietário de nome Dr. Ramiro Eloy Passos. As narrativas da minha tia bisavó despertou-me o interesse em pesquisar as relações construídas no convívio na fazenda Campo Limpo, com o intuito de mostrar para os alunos a importância da memória e da história oral, e local principalmente quando se trata de pessoas que, historicamente, tiveram suas narrativas invisibilizadas. Partindo disso percebe-se a  necessidade de apresentar as narrativas de uma localidade manifestadas a partir da memória coletiva presente nas experiências individuais dessas mulheres como conteúdo para o ensino em sala de aula, inspirando-se nas formulações de Halbwachs (2004). O trabalho em formato de  material didático traz a possibilidade de colocar esses sujeitos como protagonistas e tornar o ensino mais dinamizado, podendo assim aproximar o aluno ao conteúdo em sala.

Palavras-chave: Fazenda Campo Limpo, Memória, História Local, Material Didático, História Oral

bottom of page