Grupo de Pesquisa

Logo Rodas Historias 2 png.png

Roda de Histórias é o nome fantasia do grupo de pesquisa Ensino de História no Recôncavo da Bahia, formalizado em 2020 no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Reúne professores universitários, professores da educação básica, mestrandos e graduandos interessados em aprofundar reflexões na área de Ensino de História, 

Dentre as áreas de atuação está a pesquisa sobre o Ensino de História no passado e no presente, priorizando o Recôncavo e a Bahia, bem como a pesquisa aplicada visando a produção de materiais didáticos de História.

Como extensão, o grupo realiza projetos com escolas públicas, oferece cursos de extensão e realiza eventos na área de Ensino de História.

Endereço do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq:   http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/565944

Coordenação

FotoFaceLe.jpg

Leandro Antonio de Almeida

Paulistano de nascimento, na adolescência chegou a estudar e trabalhar com informática. Até que o desejo de refletir, contar escrever sobre as sociedades a partir do passado levou-o para a faculdade de História da Universidade de São Paulo (USP), onde passou vinte dos seus quarenta anos entre bacharelado, licenciatura, mestrado, doutorado e pós-doutorado. No meio dessa trajetória começou a trabalhar em Cachoeira, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). No curso de Licenciatura em História leciona Ensino de História e Estágio Supervisionado, e no Mestrado em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas leciona Metodologia da Pesquisa e da Produção de Materiais Didáticos. Dentre as atividades realizadas nesses dois cursos, coordenou o subprojeto História do PIBID e o Laboratório de Ensino de História do Recôncavo da Bahia (LEHRB).

Pesquisadores

FotoRogerio

Rogério Santos Souza

Atualmente é professor da disciplina de História na Prefeitura Municipal de Maragogipe. Ogan e Aramobá do Ilê Axé Alá Ibi Aré. Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Especialização em Estudos Étnicos e Raciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Graduação em Licenciatura em História pela UFRB. Coordena o Projeto de Extensão "ILÊ DE MEMÓRIAS: as histórias que escolhemos contar", junto ao Laboratório de Ensino de História do Recôncavo da Bahia - LEHRB, na UFRB. Estuda experiências escolares e o processo educativo de crianças iniciadas no Candomblé, Currículo, Literatura Infanto-Juvenil Afro-Brasileira, Processos Educativos e Identidade Étnico-Racial na Educação Infantil por meio da contação de histórias com vista à efetivação da lei 10.639/2003 e 11.645/2008. Realiza formação de professores na área de Ensino de História, História da Educação no Brasil, Educação Infantil, Contação de Histórias, Currículo, Efetivação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Educação e Diversidade, Literatura Infanto-Juvenil Afro-Brasileira, (Re)Significação da Identidade Étnico-racial e Criança e Candomblé.