• leandroaalmeida

Relatório Final - Educação/reeducação das Relações étnico-raciais na Educação Infantil e Literatura

Atualizado: 16 de dez. de 2021

Título: Relatório Final da Produção do Material Paradidático - As práticas de Educação/reeducação das Relações étnico-raciais na Educação Infantil por meio da Literatura

Candidata: Tayane Costa Cerqueira da Silva.

Ano da Defesa: 2021

Orientador: Leandro Antonio de Almeida


Acesse o relatório da pesquisa no arquivo abaixo

TFC-2021-09-Tayane
.
Download • 2.92MB

Resumo:

A presente pesquisa objetiva contribuir para que professores de Educação Infantil (EI) trabalhem questões étnico-raciais de maneira a propiciar construções positivas das relações entre as diferentes presenças que permeiam as salas de aula, contribuindo para a constituição de identidades raciais positivas de crianças negras. Este trabalho tem como foco principal a literatura infantil, tendo em vista que a contação de histórias, as atividades de linguagem oral e os registros escritos a ela vinculados são instrumentos centrais das salas de aula de EI. Daí a necessidade de investigar como a literatura que os professores utilizam na EI tem abordado o tema das relações étnico-raciais, qual é a imagem das pessoas negras neles veiculadas e como têm contribuído para um ensino que perpetue as discriminações ou proporcione meios para superá-las, constituindo-se assim o objetivo geral dessa pesquisa. Quanto à metodologia, adotaremos uma abordagem qualitativa, a partir de observações, vivências por meio de oficinas e aplicação de questionários com perguntas objetivas e subjetivas, aos professores e equipe pedagógica. A pesquisa terá como produto final um livro de literatura infantil e um material de apoio ao professor. Por meio dos materiais disponíveis na internet e aquisição de alguns e-books, seguimos atualmente com a fase de revisão bibliográfica (com restrições devido à impossibilidade de acesso às Bibliotecas), e a produção do Livro Literário, operando as modificações anteriormente demandadas.

Palavras-chave: Educação Infantil; identidade étnico-racial; Educação

antirracista; Literatura Infantil



Acesse também a produção decorrente desse trabalho, o livro infantil Lueji e o material de apoio ao professor.




14 visualizações0 comentário