Título: Ensinar e Aprender História no interior da Bahia: o Colégio Estadual da Cachoeira em tempos de censura (1964 a 1985)
Aluna: Judite Ferreira Padilha da Cruz
Ano da defesa: 2014
Orientador: Leandro Antonio de Almeida
RESUMO
Aos estudarmos sobre o período ditatorial brasileiro (1964 – 1985), nos deparamos com uma realidade que evidencia esse evento político no eixo Sul/ Sudeste, renegando os desdobramentos, importância e conseqüências dessa conjuntura política para as demais regiões do país. Durante esse conturbado momento da nossa história política, a Educação apontava como instrumento de controle do governo. Diversas alterações foram implementadas no currículo educacional brasileiro, almejando garantir que os conteúdos explanados em sala de aula direcionassem os interesses do regime ditatorial implantado, disciplinas de Geografia e História foram suprimidas, Estudos Sociais, Educação Moral e Cívica (E.M.C) e Organização Social e Política Brasileira (O.S.P.B) foram implantadas. Nesta perspectiva, buscamos apresentar como foi à adaptação da Lei de Diretrizes e Bases 5.692/71, sobretudo do ensino de História, em uma cidade do interior da Bahia, através de relatos de pessoas que conviveram no CEC no período do golpe, como também de uma professora com formação em Estudos Sociais, tendo como base o Colégio Estadual da Cachoeira – BA, pela sua importância no que tange a educação de qualidade oferecida nas primeiras décadas de sua existência.
PALAVRAS-CHAVE: Ditadura Militar, História, CEC, Cachoeira.
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