Rap, educação e resistência
- Roda de Histórias
- 10 de set.
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Título: RAP, EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: O uso da linguagem do rap como ferramenta pedagógica no ensino de História na turma do 1º do ensino médio do Colégio Estadual Professor Edgar Santos em Governador Mangabeira – BA
Autoria: Marcos Cândido dos Santos Pinho
Banca: Prof. Me. Luís Carlos Borges da Silva e Prof. Dr. Juvenal Carvalho Conceição.
Orientação: Leandro Antonio de Almeida
Defesa: julho de 2025
Resumo
Este trabalho investiga o uso do rap como ferramenta pedagógica no ensino de História, a partir da aplicação de oficinas com estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Professor Edgard Santos, localizado no município de Governador Mangabeira, Bahia. O rap, expressão cultural oriunda das periferias urbanas, carrega um histórico de denúncia e resistência, abordando temas como racismo, desigualdade, violência e identidade negra. No Brasil, essa linguagem se consolidou como forma de expressão da juventude negra periférica, com forte potencial educativo. A pesquisa teve como base metodológica a aplicação de dois questionários com os alunos: um diagnóstico, antes da oficina, e outro após as atividades, buscando compreender as percepções e os impactos do uso do rap em sala de aula. Os resultados apontam que o rap despertou maior interesse pelos conteúdos históricos, favoreceu a compreensão de temas sociais e contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural dos estudantes. O trabalho reforça a importância de práticas pedagógicas que dialoguem com a realidade dos alunos, alinhando-se às diretrizes da Lei 10.639/03 e promovendo uma educação crítica, antirracista e comprometida com a valorização das culturas afro-brasileiras.
Palavras-chave: Ensino de História, Rap, Educação Antirracista, Juventude Negra, Cultura Periférica.
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