• leandroaalmeida

Seminários de ensino de história: experiência de integração entre ensino, pesquisa e extensão


Seminários de ensino de história: experiência de integração entre ensino, pesquisa e extensão na UFRB


Autoria: Leandro Antonio de Almeida In: História & Ensino, Curitiba, UEL,v. 21, 2015, p. 173-198

Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão, através do projeto " Seminários de Ensino de História " , produto de uma disciplina no curso de licenciatura em História. O planejamento da atividade ocorreu em quatro etapas: escolha do tema gerador, pesquisa dos alunos, divulgação e realização dos seminários. Uma análise dos eventos realizados mostra a tendência geral dos estudantes em pesquisar algum aspecto educacional da localidade na disciplina de graduação. Isso foi evidenciado na escolha dos temas, com a seleção de problemas voltadas para análise de suas manifestações locais, e nos formatos que priorizaram aspectos atuais da educação e projetos de intervenção. A aprendizagem acadêmica foi modificada substancialmente pela integração da aula de graduação às dimensões da pesquisa e extensão universitárias, tornando o conhecimento mais significativo. Palavras-chave: Ensino, pesquisa, extensão. Ensino de história. Formação de professores Palavras-chave: ensino, pesquisa, extensão, ensino de história, formação de professores Abstract: This paper aims to analyse integration between undergraduate teaching, research and university extension through History Teaching Seminars Projetct, done at a module of History Teaching Graduate Course. Planning was done in four steps: generetor theme choice, students research, event publicize and seminars. An analysis of the events held shows the general trend of students in researching any educational aspect of the locality in the undergraduate course. The evidences are the choice of themes, with the selection of problems aiming the exam of local manifestations, and formats that prioritized current aspects of education and intervention projects. The academic learning was substantially modified by the integration of the undergraduate class dimensions of university research, making it the most significant knowledge. Keywords: Undergraduate teaching, research, university extension. Teaching history. Teacher training.




6 visualizações0 comentário