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RPG e Independência da Bahia: construção de um material paradidatico gamificado

Título: RPG e Independência da Bahia Desafios, jogabilidade e experiências na construção de um material paradidático gamificado

Autor: Sandro Augusto da Silva Cerqueira Júnior


In: Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 365–392. Recuperado de https://itacarezinho.uneb.br/index.php/abatira/article/view/17604


Resumo: O presente artigo é baseado no relatório final do produto “Independência é liberdade? Escravidão, liberdade e resistência na independência da Bahia” e tem o objetivo de apresentar uma breve discussão sobre a construção, desafios e experiências dos produtos paradidáticos construídos: livros de RPG do jogador e guia do professor. Os materiais foram produzidos durante o Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UFRB e revisados e aprimorados graficamente através do Edital Jorge Conceição de 2021 da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O produto tem como público-alvo o ensino fundamental II e ensino médio e se configura como uma linguagem gamificada alternativa e promissora, tendo em vistas seus resultados em experiências anteriores, para abordagem de temas transversais à própria Independência da Bahia e cotidiano de escravizados, como resistência, liberdade e cidadania.

Palavras-chave: RPG, Educação, História, Independência, Bahia, Escravidão, Jogo


ABSTRACT: This article is based on the final report of the product “Independence is freedom? Slavery, freedom and resistance in the independence of Bahia” and aims to present a brief discussion about the construction, challenges and experiences of the paradidactic products built: player RPG books and teacher's guide. The materials were produced during the Professional Master's Degree in History of Africa, the Diaspora and Indigenous Peoples at UFRB and revised and graphically improved through the 2021 Jorge ConceiçãoPublic Notice issued by the Bahia State Department of Education. The product is aimed at elementary school II and high school and is configured as an alternative and promising gamified language, considering its results in previous experiences, to approachtransversal themes to the Independence of Bahia itself and the daily life of enslaved people, such as resistance, freedom and citizenship.

Keywords: RPG; Education; History; Independence; Bahia; Slavery; Game




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