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A formação docente em Laboratórios Universitários de ensino de História



Autoria: Leandro Antonio de Almeida In: Escritas do Tempo, Marabá, Unifesspa, v. 2, n. 6, 2020, p. 118-148

Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar uma experiência de formação de professores de História em laboratórios universitários de ensino de História. Espaços institucionais voltados ao ensino, à pesquisa e extensão universitária nos cursos de licenciatura, seu número aumentou bastante nos anos 2000, motivando artigos e teses sobre esse tema. No artigo vamos nos deter nas atividades do Laboratório de Ensino de História do Recôncavo da Bahia (LEHRB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Primeiro abordaremos a formação, atividades e projetos entre 2009 e 2017, e como condicionaram percepções sobre esse espaço, para então expor e analisar três experiências de produção de materiais didáticos. Complexa e interdisciplinar, tais experiências permitiram aos professes e graduandos exercitarem seus saberes históricos e pedagógicos, lidar com saberes distantes da formação como informática e artes visuais, e, sobretudo, exercer sua autonomia docente ao definir e conduzir o processo de elaboração. Title: Teaching training at History Teaching University Laboratories through the courseware making: the LEHRB-UFRB experience ​Abstract: The main goal of this paper is to analyse a History Teacher formation experience at Universitary History Teaching Labs. Institutional spaces addressed to undergraduate teaching, research and university extension in licentiate degree courses, in 2000s its number has increased, motivating papers and thesis on this subjetct. In this paper we focus on Reconcavo da Bahia History Teaching Lab (LEHRB)’s activities, at Recôncavo da Bahia Federal University (UFRB). Firstly we will expose Lehrb’s beginnings, activities and projetcts between 2009 and 2017, and how thew conditionated perceptions about this space, and then analyse three experiences of making teaching materials. Complex and interdisciplinary, such experiences propitiated teachers and undergraduate students to exercise their historical and pedagogical knowledge, to deal with knowledge far from their formation courses like computer and visual arts, and, above all, to exercise their teaching autonomy in defining and leading the process.




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