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Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História


Autoria: Leandro Antonio de Almeida In: Revista História Hoje, ANPUH, v. 5, 2016, p. 221-248

Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre a produção de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História. Primeiramente apresentaremos essa modalidade de pós-graduação strictu sensu que se expandiu na área de História nos últimos anos. Depois, trataremos dos desafios do tema através de uma experiência de produção em uma disciplina intitulada "Metodologia da Pesquisa e da Produção de Materiais Didáticos". Nela era solicitado aos mestrandos material didático, acompanhado de um guia para o professor, em qualquer formato e suporte, dentro dos temas de pesquisa do programa. A opção dos alunos majoritariamente foi trabalhar com livros de aprofundamento temático (paradidático), apresentados em formato digital (PDF). Durante a escolha e produção eram utilizados saberes acadêmicos, pedagógicos e práticos, mobilizados conforme o contexto dos alunos e os objetivos formativos. As principais dificuldades apontadas nos relatórios dos mestrandos estão a pouca familiaridade com a linguagem voltada aos alunos da educação básica e os saberes de edição e diagramação dos livros. Por fim, colocamos o desafio de os mestrados profissionais em História tem de produzir materiais didáticos de maneira interdisciplinar. Palavras-chave: produção de livro didático; mestrado profissional; formação de professores Abstract: The aim of this paper is to discuss the production of teaching materials in the History Professional Master. First we introduce this type of strictu sensu postgraduate mode that has expanded in the history Field in recent years. Then we treat the theme challenges through production experience in a course entitled " Research and Production Methodology of Teaching Materials". It was requested to students any teaching material, accompanied by a teacher’s guide, in any format and support, about any of the master program research topics. The students' choice was mostly produce thematic teaching books (known as “paradidatic”), presented in digital format (PDF). While choosing and making the books they used scholar, didactic and practical knowledges, according to the pupil context and formative objectives. The main problems identified in the student’s reports were unfamiliarity with the language oriented to basic education pupils and knowledge about books editing and layout. At last, we discuss the challenge of a Professional Master in History to produce teaching materials in a interdisciplinary way. Keywords: school textbook making; Professional Master; teacher formation




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