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Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos


Autoria: Leandro Antonio de Almeida In: Métis: História & Cultura, Caxias do Sul, UCS, v. 16, 2017, p. 19-46

Resumo: Dentre os desafios de consolidação dos Mestrados Profissionais na área de História, neste artigo procuramos refletir sobre parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos de História. Devido à novidade dessa modalidade de pós-graduação, é importante pensar tais critérios tendo como finalidade orientar os mestrandos, orientadores e avaliadores. No formato de relato de experiência, primeiramente abordamos iniciativas de avaliação como o PNLD e a tentativa de se estabelecer um Qualis Produção Didática por uma comissão no Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da ANPUH. Em seguida acompanhamos trajetória no âmbito de uma disciplina teórico-prática, desde a definição de materiais didáticos, análise dos guias do PNLD e reflexões sobre o processo de editoração, até que os parâmetros fossem estabelecidos. Por fim, refletimos sobre alguns materiais e guias produzidos pelos professores. Palavras-chave: Produção de livro didático. Mestrado profissional. Avaliação Abstract: Among the Professional Masters in History consolidation challenges, in this paper we aim to analyze production and evaluation parameters of History teaching materials. Due to the novelty of this post-graduation mode, it is important to think about these criteria with the purpose of guiding the masters students, supervisors and evaluators. In the format of experience report, firstly we approach evaluation initiatives such as the PNLD and the attempt to establish a Qualis Didactic Production by a commission at the Forum of Postgraduate Coordinators of ANPUH. Next we report a trajectory within a theoretical and practical course and treat on the materials and teacher’s book that master researchers have produced. Keywords: School textbook making. Professional Master. evaluation.




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