top of page

Empresas Fumageiras do Recôncavo no séc. XIX e XX - mapa

Atualizado: 31 de mar.

Neste projeto disponibilizamos as localizações de algumas fábricas e armazéns de empresas ligadas ao setor fumageiro do Recôncavo da Bahia, nos séculos XIX e XX.


Esse período foi importante para exportação de fumos em folha e charutos manufaturados, levando as empresas a se tornaram conhecidas em todo o mundo pelas marcas de charutos e propagandas em grandes jornais e revistas. Na região, sua atividade gerou grandes impactos sociais e econômicos ao empregar larga mão-de-obra negra, sobretudo feminina.

Por uma série de fatores, na segunda metade do século XX várias dessas empresas faliram, deixaram de existir ou suas marcas foram compradas por outros grupos que ainda atuam no Recôncavo, e os prédios tiveram outros usos.


No projeto abaixo buscamos reconstituir parte dessa história por meio da localização das fábricas e armazéns, através de ferramentas digitais de mapeamento. As entradas estão organizadas por empresas, cada uma correspondente a uma pasta. Para acessar e navegar, escolha no menu ao lado uma empresa e clique nos locais embaixo de cada pasta.


Para cada local disponibilizamos legenda e fontes como imagens, vídeos e links, com informações complementares sobre essa localização, além das devidas referências. Elas permitirão ao professor e interessado ter acesso aos usos e representações dessas empresas através das fotografias dos prédios e outras ilustrações. Quando possível, também disponibilizamos relatos memorialísticos de trabalhadores fumageiros.


Começamos com foco em algumas empresas de Cachoeira e São Félix. Em breve, incluiremos outros espaços, cidades e temas ligados ao universo fumageiro e seu operariado. Esse modelo já permite ao professor de História dar aula na própria escola ou elaborar roteiros para trabalho de campo com os estudantes.


Se tiver alguma informação, documento ou fotografia sobre fábricas de charutos e empresas de fumo do Recôncavo, ou críticas, correções, sugestões e incentivos, só entrar em contato conosco através através de nossas redes sociais ou em Contatos.


A versão do projeto na plataforma Openstreetmaps, ferramenta livre e gratuita de elaboração de mapas, pode ser acessada neste link ou no mapa abaixo.



A versão do projeto na plataforma proprietária o Google Earth pode ser acessada clicando aqui ou na imagem, no navegador web ou no aplicativo Google Earth do celular.


A versão do Google Maps pode ser acessada aqui ou no mapa abaixo. Para abrir o menu com os nomes das fábricas, clique no ícone à esquerda do logo "Roda de Histórias". Para ampliar o mapa em outra tela clique no ícone do canto direito.



bottom of page