top of page

Almanaque das charuteiras e das fábricas de charutos no Recôncavo Baiano

Atualizado: 19 de mai.

Título: Almanaque das charuteiras e das fábricas de charutos no Recôncavo Baiano


Resumo:

Este almanaque é um material didático que tem como objetivo dar visibilidade as mulheres que trabalharam nas fábricas de charutos do Recôncavo Baiano, além de apresentar as principais industrias fumageiras responsáveis pelo desenvolvimento do fumo na região de Cachoeira e São Félix. Faremos uma releitura do passado e do presente, não esquecendo também da diversidade cultural e da formação de identidade dessas cidades. Utilizando fontes, identidade e relatos de mulheres que participaram e ainda se fazem presentes nessas fábricas, aliado a atividades e jogos pedagógicos voltados para os temas tratados no material.

Em sua primeira parte, “Mulheres Charuteiras”, trazemos ao leitor uma homenagem através da literatura de cordel realizado pelo cordelista Romildo Alves, além de traçarmos as atividades desenvolvidas pelas mulheres nas fábricas, aliando a participação do trabalho desenvolvido por elas para a economia da região.

No segundo momento, trazemos a representação de Dona Dalva Damiana, importante representante cultural da cidade de Cachoeira com o Samba de Roda Suerdieck. Contaremos um pouco da história da sambadeira, que ainda adolescente trabalhou na fábrica e usou suas canções para falar sobre as vivências dentro desses espaços.

Na última parte vamos falar sobre as fábricas, mas especificamente Dannemann e Leite & Alves, trazendo informações acerca do desenvolvimento dessas indústrias, além das experiências vivenciadas com novas visitas as atuais fábricas.

Palavras-chave: charuteira, fumo, fábricas, samba, história.


Tamanho: 108 Mb (recomendamos download por wifi)


Clique aqui ou na capa para acessar.


O Almanaque das charuteiras: Mulheres Charuteiras e as fábricas de charutos no Recôncavo baiano foi elaborado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto História, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).


Bolsistas: Amanda de Lima Gomes e Tainá Adriana dos Santos


Núcleo: Colégio Estadual da Cachoeira


Supervisora: Maria da Conceição Soares Santana


Coordenador: Leandro Antônio de Almeida


O PIBID contou com financiamento de bolsas CAPES.

29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page