Itinerário Fúnebre
- Roda de Histórias
- 20 de jul.
- 1 min de leitura
Itinerário Fúnebre: influencias do bem-morrer medieval no Recôncavo Baiano
Autoria: Gabrielle Soares Magalhães e Tainá Adriana dos Santos
Orientação Acadêmica: Tânia Maria Pinto Santana
Revisão e Leitura Crítica: Leandro Antonio de Almeida
Este material didático é um convite para refletir, de forma leve e sensível, sobre um tema que faz parte da vida de todos nós: a morte. Itinerário Fúnebre: as influências do bem morrer no Recôncavo Baiano nos leva a uma viagem através do tempo, revelando como as práticas e crenças sobre a morte se transformaram desde a Idade Média até os dias atuais. Com base em tradições religiosas, rituais culturais e histórias do Recôncavo Baiano, o conteúdo mostra como o “bem morrer” foi entendido em diferentes épocas e como esses costumes ainda ecoam em nossa sociedade. Mais do que falar de fim, este material fala de memória, fé e humanidade, além de nos convidar a entender que morrer também é uma forma de viver com sentido.
Este material decorre do projeto de extensão "Portugal Medieval e a América Portuguesa: permanências e adaptações das crenças e práticas relativas ao bem morrer", coordenado por Tânia Maria Pinto Santana.
Clique aqui ou na capa para acessar.
Excelente atividade, sem restrição de faixa etária, e extremamente didática. Uma ótima opção para aplicação no ensino básico.