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Jogando no Dois de Julho: RPG, ensino de história através do PIBID

Atualizado: 1 de set. de 2023

Título: "Jogando no dois de julho: o processo de construção, experiência e análise do RPG no ensino de História através do PIBID"

Graduando: Sandro Augusto da Silva Cerqueira Júnior (Curriculo lattes)

Modalidade: Monografia

Ano de Defesa: 2016

Orientador: Wellington Castellucci Júnior


Resumo:

A intenção desta monografia é expor e analisar criticamente a experiência de construção e aplicação de um jogo de RPG com alunos negros da cidade de Cachoeira, de escola pública, em um projeto do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência de História da UFRB. O jogo se apoia em uma narrativa sobre a trajetória de escravos e escravas no contexto de Independência da Bahia no Recôncavo Baiano no século XIX. A estrutura do trabalho abarca o processo de idealização e projeção de atividades e resultados, explicando o funcionamento do jogo, seus objetivos pedagógicos, potencialidades e singularidades enquanto ferramenta pedagógica. Discute as contribuições teóricas sobre ludicidade, jogos, narrativa histórica e Ensino de História. Remonta parte da criação e da própria narrativa interativa do jogo, perpassando pelos aspectos considerados mais importantes como as sensações dos alunos, elementos historiográficos no enredo, processos de aprendizagem e acompanhamento pós-jogo. Este trabalho apresenta uma possibilidade alternativa de Ensino de História, que tem como potencialidades o incentivo a resolução de problemas, exercício da liberdade, autonomia na tomada de decisões, trabalho em grupo e criatividade.

Palavras-chave: RPG. Narrativa. Escravidão. Recôncavo. Independência.


Abstract

The intention of this paper is to present and critically analyze the construction of experience and implementation of an RPG game with black students in the city of Cachoeira, a public school in a project Initiation Scholarship Program for Teaching History of UFRB. The game is based on a narrative about the history of male and female slaves in Bahia Independence context in Reconcavo Baiano in the nineteenth century. The structure of the work includes the process of idealization and projection activities and results, explaining the operation of the game, their educational objectives, potential and uniqueness as an educational tool. Discusses the theoretical contributions of playfulness, games, historical narrative and History of Education. Dates of creation and own interactive game narrative, passing the aspects considered important as the feelings of students, historiographical elements in the plot, learning processes and post-game tracking. This paper presents an alternative possibility of History Teaching, which has the potential to encourage problem solving, exercise of freedom, autonomy in decision making, teamwork and creativity.

Keywords: RPG. Narrative. Slavery. Reconcavo. Independence.







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