top of page

Independência é liberdade? Escravidão liberdade e resistência na Independência da Bahia - RPG

Atualizado: 31 de mar.

Título: Independência é liberdade? Escravidão liberdade e resistência na Independência da Bahia

Autor: Sandro Augusto da Silva Cerqueira Júnior

Modalidade: Roleplaying Game (RPG)


Resumo: "Independência é liberdade?" é um livro de Roleplaying (RPG) que tematiza a atuação de negros escravizados e livres como protagonistas no contexto das Guerras de Independência do Brasil na Bahia em 1822 e 1823. O livro do jogador, que contém o livro do mestre, auxilia os jogadores a construírem personagens e histórias ambientadas nesse contexto. Já o livro do professor fornece subsídios para o professor implementar essa modalidade em sala de aula.





O livro de Sandro Augusto da Silva Cerqueira Júnior nasceu de uma atividade do PIBID UFRB Subprojeto História em 2016, coordenado por Wellington Castellucci Júnior e Leandro Antonio de Almeida. As aventuras que estruturaram o jogo foram primeiramente apresentadas no site do PIBID, no primeiro semestre de 2016, sendo depois sistematizadas no TCC que Sandro defendeu no final do mesmo ano, orientado pelo prof. Wellington Castellucci Júnior.

Sandro desenvolveu a redação dos livros no trabalho apresentado no Mestrado Profissional em história da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, orientado pelo prof. Dr. Sérgio Armando Diniz Guerra Filho, cujo relatório pode ser visto aqui. Por fim, em 2021, o material foi reformulado, revisado e ganhou projeto gráfico, diagramação e ilustração com apoio do edital Jorge Conceição, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. É esta primeira edição que divulgamos aqui.




29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page