top of page

Minicurso sobre Materiais Didáticos no 7o Encontro Estadual de Ensino de História

MC 01. Caminhos para produção de materiais didáticos de História Leandro Antonio de Almeida (UFRB)


10 e 11 de agosto de 2023 - das 8 às 9hs

Sala Iguape, Faced-UFBA, Salvador-BA

Ementa: Papel do material didático no ensino de História no século XXI. Materiais didáticos: definições, dimensões e tipologias. Avaliações de materiais didáticos. Ferramentas para produção de materiais didáticos. Experiências de produção de materiais didáticos. Justificativa O objetivo deste curso é familiarizar os interessados com a produção de materiais didáticos de História. Tais materiais tem sido importantes ferramentas pedagógicas no processo de aprendizado histórico, tradicionalmente utilizadas pelos professores em salas de aula e, no século XXI, emergiram como importante objeto de pesquisas aplicadas na área História, seja nos estágios, iniciação científica, PIBID, trabalhos de conclusão de graduação e, sobretudo, mestrados e doutorados profissionais. Em nossa prática docente e nas pesquisas é frequentemente apontada a ausência de conteúdos que atendam as necessidades dos professores no âmbito local e regional, já que os materiais que chegam às escolas e outros espaços educativos são elaborados visando amplos sujeitos por empresas segundo uma lógica mercantil, nos grandes centros do país. Na contramão desse processo, o domínio da construção dos materiais didáticos pode se constituir como elemento de empoderamento de professores, graduandos e interessados, já que permitem definição e elaboração a partir de anseios, temas, práticas e metodologias emergentes dos contextos locais e regionais. Metodologia / Conteúdo programático Conteúdo programático a) Materiais Didáticos de História no ensino de História contemporâneo b) Conceitos, dimensões e tipologia dos materiais didáticos c) Experiências de produção de materiais didáticos de História d) Ferramentas digitais de auxílio à elaboração de Materiais Didáticos Metodologia - Exposição dialogada dos principais conceitos e problemas - Relato de experiências de produção de materiais didáticos de História - Apresentação de propostas de materiais didáticos de História Bibliografia • ALMEIDA, Leandro Antônio. Produção de livros didáticos no Mestrado Profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB. História Hoje, v. 5, n. 9, p. 221-248, 2016. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/228. • ALMEIDA, Leandro Antônio. Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos no Programa de Mestrado Profissional em História. MÉTIS: história & cultura – v. 16, n. 31, 2017, pp. 19-46. Disponível em http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5335/pdf. • ALMEIDA, Leandro Antônio. A formação docente em Laboratórios Universitários de ensino de História através da produção de materiais didáticos: a experiência do LEHRB-UFRB. Escritas Do Tempo, 2(6), 2020, 118-148. https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.118148 • BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 2008 • BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (Coord.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009 • FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática do Ensino de História. Campinas: Papirus, 2003 • KARNAL, Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5a ed. São Paulo: Contexto, 2009 • MATTOS, Selma Rinadi. O Brasil em lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo. Rio de Janeiro: Access, 2000 • MOREIRA, Kenia Hilda; SILVA, Marilda. Um inventário : O livro didático de História em pesquisas (1980 a 2005) São Paulo: Unesp, 2011 • MUNAKATA, Kazumi. História que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura no Brasil. In: FREITAS, Marcos C. de. (org) Historiografia Brasileira em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998 • OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. O livro didático de História:políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007 • SILVA, Marcos; FONSECA, Selva G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007. • SILVA, Ana Célia. A representação do negro no livro didático. Salvador: Edufba, 2011



4 visualizações0 comentário
bottom of page