Ontem, 14/08, foi dia de intercâmbios mediado pelo Roda de Histórias.
Visitou Cachoeira, para a festa da Boa Morte, um grupo de professoras que atuam na educação em São Paulo, estudantes do curso de Especialização em Estudos Africanos e Afro-brasileiros da UFABC, acompanhadas da professora Carolina Bezerra Machado. A programação do dia foi organizada por Lucilene Muniz e Leandro Almeida.
Pela manhã, a primeira visita foi à Igreja do Rosarinho (de 1840) e o cemitério do Pretos, importantes redutos negros de Cachoeira no século XIX. Abriu o espaço o senhor Fausto, que em seguida nos levou ao terreiro Guarani de Oxóssi, onde fomos recebidos por Makota para uma apresentação do terreiro. Antes do almoço, um bate-papo à beira do Paraguassu sobre as fumageiras e charuteiras do Recôncavo.
À tarde, na UFRB, houve uma roda de conversa e de histórias sobre as experiências docentes na Bahia em São Paulo, também integradas pelo professor Borges Silva (Mangabeira), Rogério Santos (Maragogipe) e Maria Conceição Santana (Cachoeira). Apesar de realidades tão diferentes, notamos muitas semelhanças, tanto nos problemas estruturais e políticos como nas experiências exitosas de ensino, visando implementar efetivamente a Lei 10.639 na educação básica.
Objetivo alcançado, esperamos que essas trocas e aprendizados docentes se repitam mais vezes.
コメント