Apresentações de resultados dos projetos do grupo Roda de Histórias no VIII Encontro Estadual de Ensino de História
- Roda de Histórias
- 31 de jul.
- 11 min de leitura
Apresentações de resultados dos projetos do grupo Roda de Histórias no VIII Encontro Estadual de Ensino de História, a ocorrer entre 4 e 6 de agosto de 2025, na UEFS, em Feira de Santana.
As ações também podem ser visualizadas no site do evento.
O processo de construção, experiência e análise do RPG no ensino de História através do PIBID
Sandro Augusto da Silva Cerqueira Júnior (SEC-BA)
(GD-08 - 1a sessão - 4 de agosto - das 14 às 17:30)
Resumo: A intenção deste trabalho é expor e analisar criticamente a experiência de construção e aplicação de um jogo de RPG com alunos negros da cidade de Cachoeira, de escola pública, em um projeto do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência de História da UFRB no ano de 2015. O jogo se apoia em uma narrativa sobre a trajetória de escravos e escravas no contexto de Independência da Bahia no Recôncavo Baiano no século XIX. A estrutura do trabalho abarca o processo de idealização e projeção de atividades e resultados, explicando o funcionamento do jogo, seus objetivos pedagógicos, potencialidades e singularidades enquanto ferramenta pedagógica. Discute as contribuições teóricas sobre ludicidade, jogos, narrativa histórica e Ensino de História. Remonta parte da criação e da própria narrativa interativa do jogo, perpassando pelos aspectos considerados mais importantes como as sensações dos alunos, elementos historiográficos no enredo, processos de aprendizagem e acompanhamento pós-jogo. Este trabalho apresenta uma possibilidade alternativa de Ensino de História, que tem como potencialidades o incentivo a resolução de problemas, exercício da liberdade, autonomia na tomada de decisões, trabalho em grupo e criatividade.
Mapas Temáticos Digitais como materiais didáticos para o Ensino de História: a construção do mapa “Empresas Fumageiras do Recôncavo”
Leandro Antonio de Almeida (UFRB)
(GD-08 - 2a sessão - 5 de agosto - das 14 às 17:30)
Resumo: Propomos um relato de experiência sobre a elaboração de material didático de História utilizando a plataforma uMap (OpenStreetMap), no projeto “Empresas Fumageiras do Recôncavo” (https://umap.openstreetmap.fr/pt-br/map/empresas-fumageiras-do-reconcavo_993944#16/). Embora possa servir também a pesquisas acadêmicas, a finalidade do mapa é ser utilizado gratuitamente na educação básica, especialmente na região do Recôncavo Baiano, visando aulas em sala e de campo na cidade. Pretendemos que o usuário possa conhecer o que não está visível, pois vários edifícios mencionados hoje tem outros usos, e perceba a importância do setor fumageiro no Recôncavo. As grandes empresas exportadoras de fumos e manufaturas de charutos, no Recôncavo, tiveram seu auge entre finais do século XIX e a metade do século XX, visando o mercado europeu, especialmente o alemão, durante a expansão mundial do consumo de charutos. Empresas como Dannemann, Suerdieck, Costa Penna, Leite & Alves aproveitaram-se da proximidade das terras propícias para plantio de fumo, uma rede de transporte marítimo e ferroviário, e mão-de-obra barata, com milhares de mulheres negras (60 a 80% dos empregados), para situar suas fábricas e armazéns no Recôncavo. Com o declínio do consumo de charutos na segunda metade do século XX, várias empresas fecharam ou reduziram suas atividades, sob nova direção, e os prédios antigos receberam outros usos. Isso levou sua história a ser esquecida entre os jovens, embora esteja viva nas memórias das antigas charuteiras e seus descendentes. Neste projeto disponibilizamos as localizações de logradouros das antigas empresas fumageiras do Recôncavo da Bahia, nos séculos XIX e XX, para ressaltar a importância do setor para as cidades através da dimensão do espaço. As marcações no mapa visam recuperar essa história ao indicar a localização de edifícios dos armazéns, fábricas de charutos e outros lugares importantes. As camadas estão organizadas por empresas. Para navegar e acessar os conteúdos, o usuário escolhe uma empresa no menu e clica nos locais correspondentes, ou pode clicar direto no ponto do mapa. Para cada local, na legenda, disponibilizamos informações, documentos como imagens, vídeos e links, bem como as fontes. Os materiais mostram o funcionamento das fábricas, os usos das imagens e das edificações. Permitem conhecer as localizações atuais, visualizar os prédios antigos e evidenciar como as edificações eram usadas, nas propagandas, para expressar opulência e grandiosidade, tornando-se elementos de sua identidade visual. Também disponibilizamos camada com os créditos e outra com referências, para quem deseja se aprofundar no tema. Para construir o mapa, preliminarmente estabelecemos os princípios didáticos, pesquisamos informações e aprendemos a usar a ferramenta. Definimos os princípios didáticos de História para trabalhar com o conteúdo de cada ponto de interesse, que dependeria do volume de informações e fontes encontradas. Gostaríamos que, além da qualidade, as informações e fontes fossem referenciadas e checáveis, quando possível com links. Também buscamos transcender a mera informação para problematizar o uso do local, fazer análise e interpretação de fontes, relacionar significamente o passado com o presente. Finalmente, como a perspectiva não era a dos donos das empresas, procuramos incorporar narrativas, experiências e documentos dos operários, quando disponíveis. Tais princípios guiaram a pesquisa de informações, baseada em bibliografia sobre o trabalho fumageiro no Recôncavo nos séculos XIX e XX. Paralelamente, pesquisamos documentos no Arquivo Público Municipal de Cachoeira, no Arquivo Público de São Félix, e em plataformas digitais como a Hemeroteca Digital Brasileira. Depois, para nos familiarizar com a ferramenta, utilizamos o guia do uMap traduzido por Jaqueline Correia da Silva e Paula Peçanha Simões, aprofundando o entendimento dos mapas temáticos digitais através da consulta aos mapas disponíveis no site uMap. Para elaborar o mapa, escolhemos dos municípios de Cachoeira e São Félix para testar um modelo reduzido. Definimos inicialmente o título e a descrição do mapa, o ponto de centralização, e as camadas de referências e créditos. A seguir definimos os parâmetros gerais do mapa, como as camadas por empresa, seu título e as cores, e os ícones que identificariam os usos dos prédios. Então, inserimos as localizações dos edifícios de cada empresa no mapa das cidades. Por fim, precisamos definir o padrão das legendas para cada ponto, que consistiu em: informações sobre o lugar, análises de seu uso, função e/ou das fontes, seguido da indicação e disponibilização da fonte das imagens e vídeos. Estes foram trabalhados como itens incorporados, a partir de um drive virtual. Outro item incorporado foi o streetview do lugar, importado da empresa Google. A construção do mapa ainda prossegue. Para as próximas etapas, incluiremos localizações em outros municípios do Recôncavo, abriremos o mapa para colaboração externa de professores, alunos e interessados, e elaboraremos um tutorial. Nossa experiência aponta que a ferramenta uMap permite ao professor elaborar mapas históricos temáticos interativos, que sirvam como materiais didáticos de história para seus alunos. Também tem um alto potencial de ser uma ferramenta a ser utilizada em projetos que permitam os proprios alunos realizar mapeamentos históricos e divulgá-los para a escola e para a comunidade.
O trabalho infantil na fábrica de charuto do Recôncavo Baiano - Dannemann (1889 - 1955)
Tainá Adriana dos Santos (UFRB)
(GD-08 - 2a sessão - 5 de agosto - das 14 às 17:30)
Resumo: O álbum fotográfico intitulado “O trabalho infantil na fábrica de charuto do Recôncavo Baiano – Dannemann (1889 – 1955)” foi produzido como material didático para o ensino de História, tendo como tema a produção charuteira entre os século XIX e XX, nas cidades de Cachoeira, São Félix e Muritiba. A atividade charuteira foi, por muito tempo, desenvolvida por mulheres, muitas das quais eram mães solo, trabalhando para o sustento da família. Submetidas a jornadas de trabalho exaustivas e pressionadas pelas metas impostas pelas fábricas, produziam charutos também em suas casas, mesmo após cumprirem sua carga horária nas fábricas. Sendo elas mães solo, seus filhos acabavam por contribuir na produção doméstica de charutos. É nesse cenário que crianças são inseridas na produção charuteira, sendo também parte da principal força de trabalho nos espaços das fábricas e armazéns. A proposta aborda a temática através da análise de uma única fábrica de charutos: a Dannemann. Este produto reúne fotografias organizada para documentar, registrar, comunicar e explorar, de maneira reflexiva e crítica, a presença das crianças na fábrica de charutos. Além disso, tem como objetivo contribuir com o ensino da História na educação básica, resgatando a memória das crianças que foram a mão de obra predominante no período abordado por este projeto. Formado por cinco partes, com os seguintes tópicos: (1) Primeira República e Era Vargas; (2) Crianças e o trabalho infantil; (3) Fotografia; (4) Memória 3x4; e (5) Anexos, que apresentam fontes fotográficas localizadas durante a pesquisa. Com atividades interativas, voltadas tanto para a análise das imagens quanto para os jogos de memória e atividades online, como o jogo da forca, que podem ser acessados por meio de dispositivos móveis, possibilitando aos docentes a realização de aulas mais dinâmicas utilizando a tecnologia. Os personagens do material foram inspirados em amigos da autora, oferecendo um conteúdo acessível, através de falas explicativas e descontraídas, para atender ao público-alvo do projeto. Durante a produção do álbum, foram realizar atividades internas e externas para conhecer o público-alvo. As ações aconteceram entre os meses de outubro e novembro de 2024, com atividade de campo desenvolvidas para estudantes do ensino médio técnico do Instituto Federal Baiano - campus Governador Mangabeira, e com alunos do 5º ano do ensino fundamental I da Escola Dr. Arlindo Rodrigues, na cidade de São Félix - Bahia. Para construção deste material/produto, foi utilizado o programa Canva, proveniente da ausência de um profissional de design para diagramação. Os personagens foram criados com o aplicativo Bitmoji, disponível gratuitamente na loja do Play Store. Para produzir este material, foi essencial pesquisar, analisar e construir uma base teórica a partir de estudos que analisam o trabalho nas fábricas, as experiências das mulheres charuteiras, a presença de crianças nos espaço fabris e suas vivências. Os principais referenciais utilizados, destaca-se a dissertação de Carlos Augusto Santos Neri Braga (2021), que analisa a resistência das operárias em fábricas como Dannemann. A pesquisa de Elizabete Pereira Barbosa (2015), refletindo sobre as políticas de educação para a infância, que foram limitadas pela presença na indústria fumageira do Recôncavo. A primeira analise e leitura para este projeto o livro "História das crianças no Brasil" organizado por Mary Del Priore (2010) apresenta as contradições entre a ideia de proteção à criança e a exploração da mão de obra para interesse econômico em diferentes momentos históricos do país. Outras contribuições foram dadas ao produto, como as do professor Leandro Antônio de Almeida, orientador deste projeto e revisor do álbum, direcionando sobre a importância do ensino de História na sala de aula e na construção de um material didático atrativo para os estudantes. O professor e pesquisador Carlos Augusto Santos Neri Braga contribuiu com suas orientações em pesquisa nos arquivos públicos e revisão e orientação sobre as fontes fotográficas. Já a professora Maria da Conceição Soares Santana, coordenadora, e a professora Liu Leite, docente da escola de ensino fundamental I, possibilitaram a realização das atividades em sala de aula, cedendo seus espaços de atuação. Este produto teve o financiamento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), durante o período de oito meses.
Redescobrindo Cachoeira: um estudo do meio.
Sulamita Pinto Lima (UFBA)
(GD-08 - 2a sessão - 5 de agosto - das 14 às 17:30)
Resumo: Redescobrindo Cachoeira é um caderno de meios que surge como proposta de finalização da monitoria de estágio realizada no Laboratório de Ensino de História do Recôncavo da Bahia (LEHRB), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Redescobrindo Cachoeira é um material que utiliza experiências práticas fora da sala de aula, promovendo o contato direto com o ambiente social em que vivem. Aproxima, ainda, a importância da história da cidade de Cachoeira (BA) da História do Brasil — muitas vezes ausente nos livros didáticos —, levando à reflexão sobre os silenciamentos históricos de uma História local. O caderno do meio é abordagem que utiliza recursos como observações, entrevistas e análise de fontes para construir o conhecimento histórico de forma mais concreta e contextualizada. O objetivo é aproximar os alunos da realidade local, estimulando a compreensão de aspectos culturais, sociais e históricos presentes na cidade. Este caderno foi elaborado como um recurso de apoio para professores e estudantes durante o trabalho de campo na cidade de Cachoeira-BA. Ele inclui um mapa e um roteiro de estudo que orienta a investigação a partir de quatro temas centrais que marcam ou marcaram o cotidiano da cidade: transportes, religiosidade, feira livre e enchentes. Esses temas foram escolhidos por sua relevância na formação histórica, social e cultural de Cachoeira, permitindo uma análise aprofundada das dinâmicas locais e promovendo uma aprendizagem mais significativa e participativa. Assim, o estudo do meio se apresenta como uma ferramenta importante para fortalecer a compreensão do patrimônio e da história da cidade, estimulando o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento e na valorização do seu entorno.
O ensino de história como pesquisa
Jessica Prazeres Carmo (UFRB)
(GD-02 - 2a sessão - 5 de agosto - das 14 às 17:30)
Resumo: O trabalho de conclusão de ensino médio (TCEM) foi um projeto desenvolvido no Colégio Estadual Romulo Galvão, localizado no município de São Felix para os estudantes do 3º ano do ensino médio. O TCEM surge com o objetivo de estimular a produção do conhecimento e desenvolvimento do censo critico nos estudantes, para além de exercitar leitura e estrita dos mesmos. As linhas de orientação giram em torno temas ligas a gênero, raça, educação emocional, meio ambiente, religiosidades, educação inclusiva, esportes, artes e culturas. O TCEM é desenvolvido em formato de artigo, antes da entrega e apresentação de trabalho, os mesmos são produzem um projeto sobre o tema no qual pretende escrever, apresentando sua justificativa, objetivos e metodologia. Os temas escolhidos pelos estudantes suas histórias de vida, escrevivencias. Na produção desses artigos é evidenciado o uso da historia oral e, analise de documentos e imagens na metodologia de desenvolvimento das pesquisas. Com isso, analiso como o ensino de história é utilizado como pesquisa na produção do conhecimento cientifico no TCEM.
AS CHARUTEIRAS: resistência de gênero e raça na produção de fumo no Recôncavo Baiano
Gabrielle Soares Magalhães (UFRB)
(Apresentação de Poster - 2o dia - 5 de agosto - das 16 às 17:30)
Resumo: A revista didática “As Charuteiras: resistência de gênero e raça na produção de fumo no Recôncavo Baiano” tem como tema a presença e resistência de mulheres negras no contexto da produção fumageira no Recôncavo Baiano, especialmente nas cidades de São Félix e Cachoeira, durante os séculos XIX e XX. A publicação discute as narrativas construídas em torno dessas mulheres, destacando o papel que desempenharam num contexto marcado pelas heranças do período escravocrata e pelas transformações após a abolição da escravidão em 1888. O objetivo do material é revisitar aspectos históricos, sociais, econômicos e culturais ligados à atuação dessas trabalhadoras, promovendo a valorização de suas memórias e contribuindo para a construção de uma educação crítica e antirracista. A formulação metodológica teve como base a escolha da Manufatura de Charutos Dannemann, em São Félix, devido à sua proximidade com a escola parceira e ao vínculo de muitos alunos com a cultura fumageira. Isso permitiu o envolvimento direto com moradores, familiares de ex-trabalhadoras e descendentes de charuteiras, utilizando elementos da história oral e da memória comunitária na construção do conteúdo. A metodologia adotada foi desenvolvida no âmbito do subprojeto História do PIBID/UFRB (2023–2024), com planejamento de leituras, intervenções em sala de aula e análise dos conteúdos já trabalhados pela docente. As ações foram voltadas para alunos do 7º e 8º ano do ensino fundamental e estruturadas em oito seções, que abordam desde o contexto histórico da produção de fumo até atividades lúdicas e sensíveis sobre a realidade das charuteiras. Trabalhou-se com a perspectiva de “previsão retrospectiva”, incentivando os estudantes a compreender o presente a partir da análise do passado e a projetar possibilidades de futuro. Como resultados, destaca-se a realização da “Oficina das Charuteiras”, momento de síntese em que os alunos expressaram artisticamente o que aprenderam. Essa devolutiva possibilitou observar compreensões subjetivas e criativas que não emergem em avaliações tradicionais. A revista, então, se consolidou como um instrumento pedagógico capaz de articular o ensino da história local com afetos e vivências familiares – mães, donas de casa, filhos, maridos – revelando a importância do papel das mulheres negras na formação da sociedade brasileira. Mais do que um simples material didático, As Charuteiras tornou-se uma ferramenta de escuta e valorização da história local, reafirmando o compromisso com uma prática educativa sensível, crítica e humanizadora. Ao colocar as mulheres negras como protagonistas, o projeto contribui para a formação de sujeitos conscientes, capazes de reconhecer e enfrentar as desigualdades ainda presentes em nossa sociedade.
Cards de divulgação
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