top of page

A História Ensinada nos anos iniciais do Ensino Fundamental: estudo de caso em Governador Mangabeira

Atualizado: 1 de set. de 2023

Título: A História Ensinada nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Um estudo de caso na escola Centro Paroquial no Município de Governador Mangabeira

Aluno: Janete Ferreira dos Santos Marques

Ano de Defesa: 2016

Orientador: Leandro Antonio de Almeida


RESUMO: O presente trabalho monográfico visa investigar como docentes multidisciplinares tem abordado o ensino de História nos primeiros anos do Ensino Fundamental na Escola Municipal Centro Paroquial, no município de Governador Mangabeira. Tendo como problemática norteadora investigar como são ministradas as aulas de História para as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa constituiu-se a partir da abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando entrevista, questionário e observação como técnica para coleta de dados. O estudo de caso foi utilizado como método de investigação qualitativa por ser compreendido como método mais indicado para o estudo no qual me propus a realizar. No que tange a relevância deste estudo, ressalto a contribuição da temática para aprofundar o debate a cerca da relação dialógica entre a História produzida no âmbito escolar e a História acadêmica. A partir dos dados analisados a pesquisa revelou algumas conclusões, a começar pela permanência do ensino de História caracterizado pela linearidade, restrito ao tempo cronológico e a história dos heróis.


Palavras-chave: Ensino de História; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Prática de ensino.




17 visualizações0 comentário
bottom of page