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Das Tendas à sala de aula: acesso e permanência de ciganos na Escola Municipal Hipólito Lima

Título: Das Tendas à sala de aula: O acesso e a permanência de alunos ciganos na Escola Municipal Hipólito Lima de Oliveira, em Cruz das Almas, na Bahia.

Aluno: Joilson Fiúza dos Santos

Ano de Defesa: 2015

Orientador: Leandro Antonio de Almeida


Resumo: O trabalho em apreço procurou investigar um tema pouco pensado e explorado pela academia, a respeito da inclusão e permanência das populações itinerantes – leiam-se ciganos –, na Escola Municipal Hipólito Lima de Oliveira, situada em Cruz das Almas no Recôncavo Baiano, durante o ano letivo de 2015. Daí a importância de estudos que se proponham a conhecer e compreender melhor as particularidades desses grupos nas instituições públicas de ensino. Para responder nossa questão problema recorremos a diferentes procedimentos de coleta de dados, tais como a utilização do relato oral através de entrevistas semiestruturadas, amparada com outras fontes, a exemplo dos diários de frequência/notas, das pastas com histórico, as fichas de matrículas dos alunos ciganos e o Projeto Político Pedagógico da instituição. A partir da análise do conjunto de dados coletados, foi possível constatar que o mundo contemporâneo e a escola não foram pensados a partir da diversidade cultural, e muito menos para aqueles que não levam uma vida fixa e sedentária. Desse modo, esperamos que tal estudo possa promover o conhecimento e o debate sobre alguns aspectos que envolvem a cultura cigana, em particular sobre as crianças ciganas, e ainda, contribuir no sentido de pensar estratégias para garantir o melhor atendimento às populações romani nas escolas brasileiras.


Palavras-chave: Ciganos. Itinerância. Educação. Cruz das Almas. Recôncavo Baiano.



TCC-2015-05-Joilson
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