top of page

De Maria de Jesus a Maria Quitéria - Caminhos centenários de um retrato

Atualizado: 31 de mar.


De Maria de Jesus a Maria Quitéria - Caminhos centenários de um retrato


Leandro Antonio de Almeida

Roda de Histórias,

versão de 26/4/2022


Material Didático.

Registrado no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB sob o código PD005-2021.


Material Didático que analisa a elaboração dos retratos de Maria Quitéria por Augustus Earle e Domenico Failutti, a partir da descrição de Maria Graham.

O objetivo é levar os estudantes a encararem as imagens de maneira crítica, percebendo não como reflexo da realidade mas como produção intencional, situada no tempo.

Para isso, um bom motivo foi os retratos de uma mulher guerreira cujos feitos ainda estão presentes no imaginário baiano e brasileiro. O primeiro retrato de Quitéria foi produzido pelo inglês Augustus Earle para integrar o diário de Maria Graham, quando ela descreve o episódio da Guerra do Recôncavo, e o segundo mais famoso foi um quadro pintado no século XX, para o projeto de reformulação do Museu Paulista voltado a exaltar a história de São Paulo. Ambos os retratos contém marcas de seu tempo, e as modificações entre ambos dizem muito sobre as mobilizações da guerreira Maria Quitéria.

O material de apoio contém fontes, trechos de textos acadêmicos, esquemas, atividades e bibliografia, para os professores usarem nas aulas de maneira livre.

Justifica-se pela ausência de reflexões e materiais didáticos sobre o retrato dessa importante mulher que participou das guerras de independência na Bahia em 1822 e 1823. Buscamos possibilitar uma formação discente nas escolas a partir da leitura em profundidade dos retratos de Maria Quitéria, para aumentar a reflexão de estudantes da educação básica sobre o processo de produção de imagens no passado e no presente.


Creative Commons 4.0.

Uso gratuito. Desde que citada a fonte, é permitido compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material).


Clique aqui ou na capa para acessar o material.





bottom of page