top of page

Formação de Professores mediada por blogs

Atualizado: 3 de jun. de 2022


Autoria: Leandro Antonio de Almeida In: Maria das Graças de Andrade Leal; Sara Oliveira Farias. (Org.). História Regional e Local III: reflexões e práticas nos campos da teoria, pesquisa e do ensino. 1a ed. Salvador: EdUneb, 2015, p. 159-194.

Resumo: O objetivo analisar a utilização de um blog para o relato de experiências de estágio de regência no curso de formação de professores de História na UFRB. A metodologia da atividade consistia na postagem semanal, em um blog restrito aos estudantes e convidados, de um relato reflexivo sobre as atividades teóricas da disciplina Estágio Supervisionado e as vivências dos estudantes nas salas de aula das escolas públicas do Recôncavo. Cada estudante também devia fazer comentários sobre as postagens dos colegas, podendo fazer críticas, sugestões, comparações, relações com textos acadêmicos ou notícias. Como resultados, além da familiarização dos estudantes com um blog, a produção de conhecimento sobre a realidade educacional do Recôncavo, ao ser mediada por uma ferramenta virtual, passa a ser coletiva e dialogada. O professor supervisor deixa de ser a única referência para avaliar o saber sobre a experiência do estagiário, tornando-se mais um ator em uma rede. Por outro lado, as participações pouco mobilizaram o referencial teórico do curso e nem utilizaram a ferramenta como fonte de compartilhamento de informações, mas se pautaram pela expressão de emoções, motivação e sugestões diante dos problemas relatados. Palavras-chave: estágio supervisionado, blogs, ensino de historia, formação de professores


Clique na capa para acessar


14 visualizações0 comentário
bottom of page