• leandroaalmeida

A Fábrica de Charutos Suerdieck em Cachoeira

Atualizado: 3 de set.

No material didático “A Fábrica de Charutos Suerdieck em Cachoeira” apresentaremos uma narrativa sobre a ocupação da Fábrica Suerdieck na Bahia. Em três episódios de cerca de 5 minutos cada, a sequencia de vídeos apresenta a chegada da Suerdieck ao Recôncavo, o desenvolvimento da firma, a instalação de uma filial na cidade de Cachoeira. Desenvolve-se então as contradições existentes dentro do processo de produção da Suerdieck, enfatizando a rotina dos trabalhadores suas ações dentro daquele ambiente. Sem deixar de mencionar a produção cultural desenvolvida a partir dos encontros ocasionados pela rotina de trabalho.


Episódio 1: A Suerdieck na Bahia

O primeiro episódio trata das motivações que fizeram os Suerdieck’s atravessar o Atlântico para iniciar um empreendimento no ramo de fumo no estado da Bahia. Também expõe elementos dessa trajetória até a instalação das primeiras fábricas de produção de charutos e cigarrilhas no Recôncavo Baiano.



Episódio 2: A Suerdieck em Cachoeira

O segundo episódio trata de alguns fatos sobre a ocupação da Fábrica Suerdieck na cidade de Cachoeira, expondo a importância estratégica da abertura dessa fábrica e os movimentos feitos pelo então prefeito da cidade para atrair esse empreendimento. Além disso, mostra um pouco sobre uma personalidade bastante importante para a cidade em questão: Dona Dalva – ex-operária da Suerdieck que, inclusive, recebeu da UFRB o título de Doutora Honoris Causa.



Episódio 3: O cotidiano da fábrica

O terceiro episódio aborda a dinâmica de produção dos charutos no cotidiano fabril, expondo as questões que rodeavam as fumageiras, sua jornada de trabalho, mostrando as tensões vividas entre as operárias (os) e a Fábrica Suerdieck, o que acabava resultando em processos movidos contra o empregador.



Os vídeos foram elaborados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto História, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Bolsistas: Alessandro Lago, Ana Karoline Nunes, Luiz Henrique Peixoto, Marcos Vinícius Ribeiro.

Núcleo: Aurelino Ribeiro

Supervisora: Ma. Gleysa Teixeira

Coordenador: Dr. Leandro Almeida

O PIBID contou com financimento de bolsas da CAPES





202 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo