Trabalho de bolsista sobre jogo didático apresentado no Copene 2025
- Roda de Histórias
- 4 de nov.
- 2 min de leitura
As bolsistas Andressa Nogueira de Almeida e Jamile Santana Fernandes apresentarão poster resultante do projeto "O Trabalho Infantil nas fábricas de Charutos do Recôncavo - Dannemann (1889-1955)".
Consistiu na elaboração e aplicação de um didático, financiado com bolsa PIBID em 2023 e 2024.
A apresentação do poster ocorre no V COPENE e X CBPN, na Uneb de Salvador, na manhã de 5 de novembro de 2025.
O material produzido está disponível aqui.
Resumo:
O jogo didático Fumo no Recôncavo foi desenvolvido no âmbito do PIBID Subprojeto História da UFRB (2023-2024) para investigar como recursos lúdicos podem favorecer o ensino da história local e regional de forma crítica e participativa. A questão que orienta nossa proposta é: de que maneira um jogo de tabuleiro pode contribuir para o reconhecimento do protagonismo feminino e para a valorização das tradições culturais ligadas à indústria do fumo no Recôncavo da Bahia? A concepção surgiu da necessidade de abordar, no ensino básico, a relevância social, cultural e econômica das charuteiras e das fábricas de charutos, especialmente em municípios como Cachoeira, São Félix, Muritiba, Cruz das Almas e São Gonçalo dos Campos. A elaboração demandou pesquisa histórica em fontes primárias e secundárias, levantamento de imagens, mapeamento das cidades fumageiras e definição de conteúdos que unissem rigor histórico e linguagem acessível. As etapas incluíram a criação de cinquenta cartas com perguntas e desafios (de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e análise de documentos), elaboração de um tabuleiro ilustrado, manual de instruções e cartilha. A dinâmica foi pensada para estimular a leitura crítica de imagens, a interpretação de dados e a tomada de decisões estratégicas, prevendo participação individual ou em equipes mediadas por docentes.
O processo incluiu ajustes decorrentes de revisões pedagógicas, como a inserção de marcos temporais, a diversificação de tipos de questões e a inclusão de comentários explicativos para apoio ao professor. Também buscamos associar elementos visuais e geográficos à narrativa histórica, reforçando a relação entre o espaço e o trabalho das charuteiras. Sua aplicação, em 2023 e 2024, ocorreu com turmas do 8º ano da Escola Edwaldo Brandão (Cachoeira-BA), após aulas introdutórias e atividades interdisciplinares. Durante quatro encontros, os(as) estudantes revisaram conteúdos de forma participativa e engajada. Os resultados indicam maior apropriação crítica da história local, reconhecimento do papel das mulheres na indústria fumageira e fortalecimento do vínculo dos estudantes com a memória e identidade regional. Concluímos que Fumo no Recôncavo configura uma ferramenta pedagógica eficaz e replicável em diferentes contextos escolares, revelando o potencial dos jogos educativos para o ensino de História de maneira significativa e humanizada.
Palavras-chave: Ensino de História; Charuteiras; Jogo didático; Recôncavo Baiano; Educação básica.
Poster da apresentação










Comentários