top of page

Charuteiras na sala de aula - experiência docente

Atualizado: 20 de mai.

Título: Charuteiras na sala de aula - experiência docente: histórias de vida das fumageiras de Cachoeira


Organização: Maria da Conceição Soares Santana.


Edição - Salvador: Roda de Histórias, 2024, 100p.

ISBN 978-65-01-02435-6


Resumo:

O livro "Charuteiras na sala de aula Experiência docente – Histórias de vida das fumageiras de Cachoeira" traz a trajetória de vida de seis charuteiras moradoras de Cachoeira-BA, entrevistadas e apresentadas por estudantes do ensino médio do Colégio Estadual de Cachoeira, em 2023. As entrevistas resultam de um projeto de ensino conduzido pela professora Maria da Conceição Soares Santana, cujas etapas também são descritas no livro.


Na primeria parte, o os estudantes mergulham no fazer historiográfico e, através das fontes orais, produzem narrativas historicizadas da trajetória de vida de seis mulheres negras, fumageiras, cachoeiranas, marcadas por lutas, conflitos e negociações durante o trabalho nas principais fábricas de Cachoeira da segunda metade do século XX, a Suerdieck e a Leite e Alves. Resgatam a memória e história desses sujeitos que fazem parte da identidade do Recôncavo Baiano e que estão caindo no esquecimento.


Na segunda parte, há o registro das etapas do projeto conduzido pela professora Conceição, que envolveu seminários na escola, uma visita ao Arquivo Público Municipal de Cachoeira, visita à fábrica de charutos Leite e Alves e ao Museu do Charuto, um trabalho de campo para conhecer as localidades fumageiras através de um aplicativo, entrevistas de charuteiras e sua transcrição, produção de um fanzine e de um álbum para salvaguarda do ofício de charuteiras e participação em um evento acadêmico. Traz também alguns depoimentos dos próprios estudantes acerca do trabalho realizado.


Ao registrar as etapas do projeto, o livro também expressa como o Ensino de História pode ser motivado pela dimensão local, debruçando-se criticamente sobre aspectos esquecidos e pouco valorizados do passado, mostrando como suas vidas se conectam com processos históricos mais amplos e como as charuteiras atuam diante deles. E como pode ensejar um ensino significativo em que o estudante construa conhecimento através da pesquisa. O projeto pode, assim, inspirar atividades de professores das escolas públicas.


O livro é o produto final do projeto "Entre Memória e Historia: Resgate das histórias de vida das fumageiras das fábricas de charutos de Cachoeira/Ba" desenvolvido com a turma do 2º ano BM do Ensino Médio do Colégio Estadual da Cachoeira no ano de 2023. Tem a parceria e apoio do projeto "As charuteiras e fumageiras do Recôncavo: materiais didáticos e ações para o ensino de História Local e Regional - 2023-2024", do grupo Roda de Histórias


Clique aqui ou na capa para acessar.



Ficha técnica:

Organização: Maria da Conceição Soares Santana

Capa: Maria da Conceição Soares Santana

Revisão: Tainá Adriana dos Santos, Maria da Conceição Soares Santana,

Leandro Antônio de Almeida.

Diagramação, Edição e Projeto Gráfico: Leandro Antônio de Almeida

Programa de edição de texto: MS-Word 2013

Edição das imagens de capa e seções: GIMP 2.10

ISBN 978-65-01-02435-6

Apoios Institucionais:

- Colégio Estadual de Cachoeira

- Grupo de Pesquisa Roda de Histórias (UFRB)

- Programa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto História da UFRB, 2023-2024

211 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page