top of page

Visão de Mundo Religiosa e Ensino de História


Autoria: Leandro Antonio de Almeida In: GUERRA FILHO, Sérgio Armando Diniz; SANTOS, Fabrício Lyrio dos. (Org.). Ensinar História no séc XXI: dilemas e perspectivas. 1ed. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2019, p. 163-181


Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre o papel da visão de mundo religiosa dos alunos nas aulas de história, assim como a postura do professor desta disciplina escolar em relação ao tema. O ponto de partida será a analise de dois casos que ocorreram durante uma experiência docente na 7a série do Ensino Fundamental II, em Carapicuíba, periferia da Grande São Paulo, no ano de 2006. No primeiro, analisamos como a visão religiosa de mundo dos estudantes influenciam na organização do tempo histórico e na forma como dão sentido a eventos, escapando das categorias comumente utilizadas pelo professor a partir do conhecimento acadêmico. No segundo, analisamos como tal visão religiosa vem acompanhada de uma base afetiva que pauta a relação dos estudantes com outras culturas. Concluindo, em função da especificidade do saber histórico escolar, entendemos que seja importante o professor acolher, sem assumir, tais visões, para criar na aula de história um espaço mais livre possível de expressão e debate em torno de visões de mundo distintas.





48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page