Título: Ensino de História e o sujeito histórico feminino: A (in) visibilidade das mulheres no ensino de história do Colégio Estadual Thales de Azevedo.
Aluno: Natielle Xavier Rocha Cerqueira
Ano da Defesa: 2014
Orientador: Leandro Antonio de Almeida
RESUMO: Suscitar questionamentos de ordem social, cultural e política é a demanda do presente trabalho para o ensino de História, é eminente a necessidade de desenvolver discussões sobre as identidades, memórias e consciências históricas que abarquem a multiplicidade de configurações identitárias dos sujeitos sociais. Não vale mais para conjuntura das demandas do ensino da disciplina, bem como para a configuração social vigente, continuar com o imaginário de sujeito histórico masculino enquanto universal. A análise apresentada tem como estudo de caso o ensino empreendido nas turmas de 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Thales de Azevedo, na Cidade do Salvador- BA. Busco visibilizar as possíveis negações ou relegações dos sujeitos sociais femininos no âmbito do ensino de História, através da ausência e/ou das características atreladas nas configurações associadas às mulheres no que tange a identificá-las enquanto indivíduos históricos.
PALAVRA-CHAVE: Sujeito histórico feminino, Ensino de História, Colégio Thales de Azevedo.
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